Sobre

O Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-CAPES) na reunião de 24 a 26 de março de 2015, tendo iniciado suas atividades em 8 de setembro do mesmo ano.

Sua estrutura está organizada em conformidade com a área de concentração “Práticas Jornalísticas” e com as duas linhas de pesquisa: “Linguagens Jornalísticas e Tecnologias” e “Jornalismo e Mercado de Trabalho”.

Os estudos e as pesquisas desenvolvidos por professores e alunos têm em conta que os processos, as práticas e os produtos jornalísticos se reconfiguram no mundo contemporâneo, em um cenário caracterizado pela convergência tecnológica e pelo surgimento de novos atores midiáticos, o que implica em múltiplas formas de fazer, pensar e consumir jornalismo.

Diferencia-se dos mestrados acadêmicos da área da Comunicação por estreitar as interfaces entre a academia e os setores produtivos, visando à geração de conhecimento aplicado ao campo profissional e que atenda a demandas sociais e do mundo do trabalho.

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Linguagens Jornalísticas e Tecnologias

Investiga a multiplicidade de linguagens jornalísticas e propõe novas formas de atuação e produção, considerando um contexto marcado pelas tecnologias digitais e pela participação ativa de novos atores nesse cenário, com implicações sobre os processos e os produtos do jornalismo. São temas desta linha de pesquisa: a) novas linguagens no jornalismo e suas interfaces, considerando o contexto tecnológico, o webjornalismo e o jornalismo multimídia; b) a reconfiguração das narrativas e seus impactos sobre os critérios de noticiabilidade e os valores referenciais do jornalismo; c) as novas condições de recepção e circulação da informação em ambiente digital e seu impacto nas linguagens jornalísticas.

Linha 2: Jornalismo e Mercado de Trabalho

Envolve a reflexão e a capacitação do profissional em diferentes contextos de atuação, configurados a partir de mudanças no mercado de trabalho. São temas desta linha de pesquisa: a) a gestão de processos jornalísticos na imprensa tradicional, em espaços emergentes e alternativos e em setores de comunicação organizacional; b) as práticas do jornalismo empreendedor, no sentido de gestão dos próprios negócios e de criação de oportunidades de trabalho; c) as interfaces do jornalismo com outras áreas do conhecimento, em um cenário de valorização de um perfil profissional polivalente; d) a análise de situações de trabalho, rotinas e práticas profissionais em jornalismo, desenhando possíveis propostas de intervenção.